A piscina com borda infinita já deixou de ser apenas um projeto para resorts e hotéis, passando a fazer parte de cada vez mais casas e áreas de lazer de apartamentos. Inclusive, por ser objeto de desejo de muitas pessoas, é comum que no momento de procurar um imóvel em conjunto com a imobiliária essa seja uma exigência. Mas, caso contrário, é possível ainda adquirir um imóvel que possua amplo espaço no terreno para construí-la posteriormente.

Esse tipo de construção, além de valorizar ainda mais o imóvel, oferece aos moradores sensação de amplitude, visto que a linha da água se une ao ambiente do entorno, que pode ser um jardim, lagoa ou até mesmo o oceano. Essa é uma ótima opção para relaxar e se esquecer dos problemas e como falamos, é o desejo de muitos. Contudo, é fato que nem todos sabem o que é uma piscina de borda infinita. Portanto, continue acompanhando o post de hoje e aprenda de uma vez por todas.

O que é uma piscina com borda infinita?

Ela é basicamente uma técnica de projeção que transmite a sensação de infinito, podendo ser incluída em todas as beiradas ou em apenas uma das laterais da piscina. O mais comum é que esse modelo seja construído em terrenos com declínio para que assim seja possível observar a paisagem, seja ela vegetação, mares, montanhas, lagos, lagoas ou até mesmo o céu na linha do horizonte.

Caso você ainda não tenha compreendido, ao contrário de uma piscina comum, ela é construída para que suas bordas fiquem imperceptíveis, promovendo uma sensação de estar nadando em um grande lago. O sumiço da água é obtido por meio do transbordamento das laterais, criando assim uma conexão com o entorno.

Por mais que o comum seja construí-la em terrenos declinados, também é possível realizar em terrenos planos, acarretando em um custo maior devido à necessidade de elevar as bordas da piscina.

O ponto principal desse tipo de piscina está na execução da obra, que exige um sistema de filtragem e uma estrutura mais baixa na área da borda. Por isso, cria-se um vão para receber a água do transbordamento e uma calha para filtrar a água captada, sendo então enviada para o reservatório principal. Agora, caso opte por um efeito cascata, é recomendado que essa calha seja mais baixa, ou seja, mais próxima do fundo da piscina.

Quais são os tipos de piscina com borda infinita?

Existem diferentes tipos de piscinas infinitas, pois a variação é de acordo com o projeto do arquiteto e o terreno em que ela será construída. Confira abaixo os três tipos mais comuns de piscina com borda infinita:

Proteção de vidro

Quando a piscina é construída em locais muito altos, como coberturas de prédios ou regiões montanhosas, é necessário aplicar uma camada extra de proteção, assim como qualquer outra piscina. Contudo, aqui é importante que essa proteção não prejudique a sensação de infinitude, e uma solução muito utilizada é a aplicação de painéis de vidro transparente. Eles são incluídos nas laterais infinitas sem prejudicar o escoamento da água nas calhas.

Efeito camaleão

Já o efeito camaleão acontece quando a piscina se camufla em meio à paisagem. Nesse caso, é preciso que a escolha das cores do revestimento da piscina seja na mesma paleta do ambiente. Esse modelo oferece ainda mais sensação de amplitude, visto que se mistura totalmente com o ambiente do entorno.

Terreno em declive

Por fim, como falamos, uma das maneiras mais comuns para garantir o efeito infinito é quando a piscina é construída em um terreno inclinado. A impressão é bem semelhante à de piscinas em pontos altos. Contudo, aqui, ela tem a vantagem de estar envolta por natureza e passa a sensação de estar ao mesmo tempo suspensa no ar e conectada com o cenário.

Qual a diferença entre a piscina comum e a piscina com borda infinita?

A principal diferença da piscina com borda infinita para o modelo convencional é sua estrutura e instalação. Como consequência, seu custo pode ser mais elevado, principalmente devido à aquisição de bombas e tubulações específicas que tornam o retorno da água possível. Contudo, ainda assim, o processo é bem parecido com a construção da piscina convencional, podendo ter diferentes formatos, degraus, fontes, etc.

É importante lembrar que arquitetura da casa é um item importante para o projeto da piscina. Então, para promover um ar mais sofisticado, opte por uma geometria formada por linhas retas, promovendo maior conexão com a natureza. Uma boa dica é construir a piscina de maneira que ela contorne a casa, criando assim um efeito muito diferente.

Então, agora que você sabe tudo sobre a piscina com borda infinita já pode escolher o modelo que mais lhe agrada e iniciar o projeto. Mas, caso não queira ter dores de cabeça com obra, basta informar à imobiliária seu desejo para que ela encontre a casa ou apartamento ideal.