Mesmo com a crise, o mercado imobiliário é um dos setores que mais vem se desenvolvendo no país, porque muitos ainda o consideram um dos investimentos mais seguros de se ter. Dentro desse nicho de mercado existe a possibilidade de se investir tanto em imóveis residenciais quanto comerciais.

E para quem decide se aventurar como proprietário ou locatário, precisa escolher entre imóveis residenciais ou comerciais. Cada um desses dois tipos possui as suas vantagens e desvantagens, por isso, é interessante que você conheça cada um para poder escolher o que lhe trará um melhor retorno financeiro a longo prazo.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos listar aqui as principais vantagens e desvantagens de comprar tanto imóveis comerciais quanto os residenciais:

Vantagens dos imóveis comerciais:

– Costumam atrair mais investidores com recursos;

– Seu contrato de aluguel costumas ser mais duradouro;

Negociação facilitada;

– Menor custo de manutenção e reforma;

– Maior segurança na locação.

Desvantagens:

– A localização do imóvel, se for longe dos principais pontos comerciais da cidade, pode prejudicar o negócio;

– Devido a crise financeira, a sua procura diminuiu.

Vantagens dos imóveis residenciais:

– Em épocas de crise se tornam mais procurados que salas comerciais;

– Se o imóvel for próximo aos principais serviços, como escolas, mercados, hospitais e farmácias, acaba valorizando mais;

– As pessoas costumam procurar por esse tipo de imóvel por que seu aluguel é mais barato;

– São mais fáceis de vender;

– Condomínios com serviços e lazer agregados tem sido bastante procurado atualmente.

Desvantagens:

– Precisam de mais reformas e manutenções;

– No caso de um imóvel para locação, é comum o mesmo precisar de reforma com a saída do inquilino. O locador precisa fazer isso logo para poder recolocar o imóvel no mercado, competindo com outros imóveis reformados ou novos.

Essas foram as vantagens e desvantagens desse investir em imóveis comerciais ou residenciais. Vale a pena ressaltar que a sua escolha deve se basear no que for mais vantajoso para você no momento atual, na região em que você vive ou que está localizado o imóvel e o público dessa região.